Itabuna / BA - quinta-feira, 02 de maio de 2024

Artigos

Orientação para a limpeza da Orelha (Ouvido)

 

 

A limpeza do ouvido é realizada por muitos de maneira incorreta. Essa prática leva, em alguns casos, pacientes a procurarem um Otorrinolaringologista em caráter de emergência, pois com freqüência é causa de inúmeros acidentes.

Os acidentes vão desde um simples algodão que fica preso dentro do ouvido, o que pode levar a infecção se não for retirado, a até mesmo traumas importantes machucando a pele do ouvido e perfurando a membrana timpânica.

Para início de conversa, a cera ou cerumem, existe no nossa orelha para protege-la, e não deve ser retirada a não ser que esteja causando algum problema.

A primeira orientação é JAMAIS colocar qualquer objeto dentro do ouvido, como chave, tampa de caneta e até mesmo o COTONETE. A idéia de "Limpar" dentro do ouvido com tais objetos é falsa, pois você estará empurrando o cerume para o interior do ouvido, ajudando a formar uma rolha de cerume, o que tornará muito mais difícil a limpeza depois.

A limpeza do ouvido deve ser feita após o banho com uma toalha ou pano fino envolto no dedo, limpando todas as reentrâncias da orelha. Ou seja a regra é:

 

"A onde o seu dedo não chegar não é para você limpar ".

 

Bom a próxima pergunta será:

 

Como limpar dentro do ouvido ?

 

Somente um profissional habilitado e com material adequado deve faze-lo, ou seja, o certo é procurar um médico otorrinolaringologista quando começar a sentir que o ouvido está ficando entupido, e resistir a tentação de futucar o ouvido com algum objeto.